Arroz de Carreteiro: Aprenda a fazer seu próprio Charque

"Charque, Carne Seca ou Carne Salgada"


Muitas vezes sentimos aquele desejo de comer determinado prato e não conseguimos fazer porque não temos os ingredientes, isso acontece muito com o Arroz de Carreteiro. O charque é o principal ingrediente deste prato tradicional da culinária brasileira, é ele quem dá um sabor todo especial à receita. O charque, ou carne salgada ou também chamada em algumas regiões, carne de sol, além de ser difícil de encontrar ele também é caro e acabamos desistindo da receita por causa do seu preço. Vou ensinar como preparar seu próprio charque: Você vai precisar de carne, sal e tempo para a carne “curtir”.

Charque

Ingredientes:
1 kg de carne sem osso; escolha uma carne de sua preferência (“carnes de primeira” como alcatra, colchão mole ou patinho dão um charque de melhor qualidade, mas qualquer carne de boi serve, já fiz com todos os tipos de carne com gordura e sem gordura o resultado é quase o mesmo). Peça para cortar a carne ou corte você mesmo da largura de um polegar. Cada quilo de carne vai render 600 gramas de charque;
300g de Sal.

Modo de preparo:
  1. Pegue um pote ou vasilha grande que servirá para armazenar a carne enquanto estiver “curtindo”. Divida o sal em duas porções (não precisa ser exato, faça no “olhômetro” mesmo), pegue uma dessas porções e salgue a carne, passe o sal de forma uniforme em todos os pedaços de carne. Coloque a carne na vasilha que você escolheu e coloque na geladeira. Aguarde por 8 a 12 horas, o ideal é fazer isso à noite e deixar até a manhã seguinte.
  2. Você vai notar que vai juntar uma água vermelha e salgada no fundo da vasilha, retire a carne da vasilha, jogue fora essa água vermelha e salgada, lave e seque a vasilha, deixe a carne escorrer o máximo de água possível depois pegue a outra porção do sal que você reservou e salgue novamente a carne, passe o sal de forma uniforme em todos os pedaços de carne.
  3. Pegue a vasilha e coloque em seu interior um tábua de cortar carne ou a tampa de um outra vasilha de forma que fique inclinada (um lado no fundo da vasilha e o outro lado na beirada da vasilha)coloque a carne sobre esse apoio que você colocou na vasilha (a inclinação vai servir para a água poder escorrer). Cubra a vasilha com um pano de prato e coloque em um local ventilado.
  4. em dois ou três dias você terá um charque “meia cura” ou “curtimento médio”, ideal para um Arroz Carreteiro ou qualquer outro prato que queira preparar com seu charque ou carne seca.
Agora você aprendeu como se faz charque e como se faz carne seca. Eu costumo preparar a carne salgada com antecedência e deixar ela congelada até o momento que decido fazer minhas receitas, sempre tenho charque, carne seca e carne de sol prontos no meu congelador.


Você vai notar que a carne fica com um cheiro forte lembrando algo como se fosse “couro de boi”, esse é o cheiro natural do curtimento da carne e é ele quem dá o sabor característico da carne salgada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário